Calendário: 2018 para E-commerces

Tempo de Leitura: 6 minutos

2018 já chegou e esse será um ano agitado! Se em um dos últimos posts falamos sobre as tendências dos E-commerces em 2018, agora é hora de falarmos sobre os fatos de 2018 que você tem que colocar no calendário da sua loja virtual e que podem afetar seu negócio neste ano agitado. Seja para se prevenir ou aproveitar oportunidades para marketing e propaganda.

Janeiro e Fevereiro

Apesar de Janeiro trazer muito da “ressaca” após as vendas de Black Friday e Natal, esse é o mês das vendas ligadas ao Carnaval, já que a festa começa no no dia 09/02 (sexta-feira). Para segmentos de e-commerce como viagem, fantasias e bebidas esse é um período que pode trazer boas oportunidades.

Contudo, qualquer loja virtual pode aproveitar essas datas em suas campanhas, o mot de Carnaval é sempre interessante para peças bem humoradas e alegres.

Março

O mês de Março não tem um grande acontecimento nacional, mas traz um evento que pode ser muito bem aproveitado pelos e-commerces: O Dia do Consumidor (14/03 Dia do Consumidor no Brasil, 15/03 Dia Mundial do Consumidor). Com duas datas com nessa temática, é possível aproveitar toda semana ou até o mês, para criar campanhas e promoções interessantes, envolvendo descontos, frete grátis, sorteios e mais que sua equipe imaginar.

Com certeza o Dia do Consumidor não pode passar em branco para o seu e-commerce, independente do segmento de atuação.

Abril

No dia 11, temos o Web Fashion Day, um evento que acontece no Brasil desde 2014 e assim como a Black Friday é coordenado pela Busca Desconto. Voltada aos e-commerces de moda, esse é um dia de promoções, descontos e grandes ações, com adesão de diferentes marcas e lojas. Para as lojas virtuais do segmento de moda, essa é uma excelente oportunidade para aumentar as vendas.

Para o final do mês, o dia 29 traz o Dia do Frete Grátis, também coordenado pela Busca Desconto. Como o nome já diz, esse é o dia de oferecer frete grátis para seus consumidores nos mais diferentes produtos. Uma boa ideia é lançar as promoções de dia das mães neste período para impulsionar as vendas, já que a data é na primeira quinzena de Maio.

Maio

Uma das datas mais importantes do varejo brasileiro é o Dia das Mães, em 13 de Maio. Por isso, é indispensável aos e-commerces que aproveitem essa data com muitas promoções e campanhas bonitas e bem estruturadas, podendo ser aproveitado por quase todos os segmentos de e-commerce.

Ao final do mês, ainda temos o Dia da Toalha (também conhecido como Dia do Orgulho Nerd) no dia 25 de Maio. A data não é viável para todo tipo de e-commerce, mas atende um público crescente e um segmento de loja virtual cada maior no Brasil e no mundo.

Maio (os últimos 10 dias, principalmente) também podem ser aproveitados para o começo das promoções e campanhas do Dia do Namorados, já que a data é comemorada nos primeiros 15 dias de Junho.

Junho e Julho

Após o Dia dos Namorados, no dia 12/06, o 6º mês de 2018 se resume em um grande acontecimento: Copa do Mundo de Futebol. As marcas e empresas naturalmente concentram suas campanhas neste acontecimento, sendo falando diretamente do evento ou do futebol e com os e-commerces não será diferente! E se der tudo certo, esse clima vai até o dia 15 de julho e vamos comemorar com um hexa campeonato para o Brasil.

Para os e-commerces, vale preparar ofertas até em comemoração aos resultados de jogos ou vincular descontos ao placar. A criatividade vai longe!

Em lojas virtuais do segmento esportivo, a temática pode ser trabalhada durante toda a primeira metade do ano, com mais intensidade nos meses da Copa do Mundo da Rússia.

Agosto

Em Agosto as lojas virtuais tem mais uma data comercial: o Dia dos Pais no dia 12. As campanhas e promoções devem começar em Julho, aproveitando as compras de presentes.

Para campanhas institucionais, algumas marcas podem aproveitar o começo das eleições presidenciais, no dia 16. Apesar de não ser um motivo de vendas, vale falar sobre cidadania e voto consciente para se destacar no mercado e perante o público.

Setembro

A data principal em Setembro é o Dia do Cliente, em 15/09. Comum a todos os e-commerces, essa é uma campanha já aproveitada por muitas marcas e estendida para a semana do cliente, trazendo mais potencial de venda para um mês morno.

Outubro

Outubro será marcado pelas eleições. 2/10 para o primeiro turno e 30/10 para o segundo turno. Entre essas datas, a data comercial é o Dia das Crianças, em 12/10. Vale para os e-commerces criar datas próprias e promoções, guardando o melhor para o final do mês de Novembro, na Black Friday.

Novembro

Uma das grandes datas para o varejo acontece em Novembro com a Black Friday e Cyber Monday. Cada loja pode aproveitar da sua forma, fazendo o mês todo de promoções, uma semana ou apenas o dia 23/11. Essa é a hora de campanhas com preços absurdamente baixos e muitas vantagens para elevar as vendas, mas atenção as negociações de preços, muitas e-commerces já começam a negociar com fornecedores em janeiro.

Dezembro

Para finalizar o ano, obviamente o Natal é a data de Dezembro. As vendas começam logo no começo do mês e todo o varejo fica centrado nesta data de presentes e altas vendas.

Datas para ser um E-commerce Solidário

Durante todo o ano, é possível ser um E-commerce Solidário, gerando impacto social e aumentando suas vendas, trazendo uma experiência solidária em cada compra. Uma ótima ideia é aproveitar datas para gerar campanhas envolvendo compras e doação. Um ótimo exemplo é a e-lens, que durante a Semana Mundial da Visão aumentou sua doação para as instituições escolhidas, gerando um impulso de vendas durante o período.

Quero impacto social no meu e-commerce

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