Marketplace: principais preocupações e oportunidades para o consumidor

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Os marketplaces são plataformas onde vendedores comercializam produtos e serviços no mesmo lugar, algo semelhante a um shopping.

No Brasil, esse mercado é amplamente lucrativo. De acordo com pesquisa da ABComm, esse mercado lucrou R$ 69 bilhões no ano de 2018.

Além disso, segundo dados do SEBRAE, 52% de todas transações online são realizadas nessas lojas virtuais no mesmo ano.

Por esse motivo, muitas empresas investem seus recursos nas lojas virtuais, devido as oportunidades delas aumentarem as suas vendas.

E nesse texto você vai entender como os marketplaces são lojas virtuais atraentes para empresas e consumidores nessas plataformas.

Por que os marketplaces são atraentes?

As plataformas de vendas marketplace tem várias vantagens para todos os usuários, principalmente os vendedores.

Uma das razões é a questão de custos, pois os lojistas gastam menos com hospedagem e identidade visual do site, funções atribuídas pela própria plataforma.

Escolher uma plataforma de marketplace vai ajudar a empresa a ter mais visibilidade, devido ao posicionamento dessas lojas nos sites de busca, como o Google.

Outra vantagem é a facilidade de gestão dessas plataformas. Isso porque a loja possibilita a integração da gestão dos produtos, facilitando os processos e o controle operacional.

Por último, é uma plataforma venda, já que o marketplace oferece todo sistema de recebimento fiscal e de pagamentos, diminuindo a burocracia na transação do produto.

Principais tendências dos marketplaces

Os marketplaces são modelos de vendas com grande presença no mercado online. De acordo com estudo da precifica, são mais de 14 mil lojas no Brasil.

E para se diferenciar no mercado é necessário utilizar maneiras de conhecer os desejos para oferecer o melhor para o cliente.

Por esse motivo, as empresas precisam seguir algumas tendências de mercado para adotar na prática, como:

Priorize o seu atendimento

De acordo com pesquisa da Mind Miners, 92% dos clientes consideram o atendimento muito importante para escolher uma empresa na compra de um produto ou serviço.

E desses, 87% deixaram de comprar algo por causa do atendimento de má qualidade de uma empresa.

Portanto, o atendimento ao cliente deve ser prioridade para atrair e vender por meio da comunicação direta e o fluxo de nutrição com o consumidor.

Outra opção é investir no atendimento online por meio de chatbots, robôs virtuais que atendem 24 horas por dia, respondendo dúvidas e auxiliando na jornada de compra do cliente.

Isso vale principalmente em um portal B2B, mercado no qual 93% do público prefere comprar pela internet, de acordo com a Forrester Research.

Investir no atendimento é o melhor caminho para sua empresa ter resultados no relacionamento com o cliente.

Invista em produção audiovisual

Outra alternativa para o seu marketplace vender mais é investindo na produção de conteúdo em vídeo.

De acordo com a pesquisa da Cisco, 82% de todo o tráfego da internet virá de vídeos até o ano de 2021.

Aposte na produção de conteúdo de alta qualidade em diferentes maneiras, como Webinars, tutoriais e vídeos divertidos para educar e entreter o seu cliente.

Mas, isso depende do seu público e das redes sociais que eles mais utilizam. Divulgue seus vídeos em todas as plataformas, analise a repercussão do conteúdo e a rede social com melhores resultados.

Aposte na agilidade da logística

A entrega do produto é o fator mais importante no relacionamento entre cliente e empresa. Por isso, é fundamental investir em sistemas rápidos de logística.

Utilize outros meios de entrega de produtos, como carros autônomos e os aplicativos de entregas, que trabalham 24 horas por dia.

Essa ideia é interessante em marketplaces com estoques menores e em regiões estratégicas próximas da empresa.

Com a redução do tempo do transporte, maior será a confiança do cliente quanto ao seu marketplace, ajudando na fidelização dele a sua marca.

Invista nas tendências do cliente

Os marketplaces se tornaram uma alternativa para as empresas de todos os portes aumentarem suas vendas.

Isso porque essas lojas virtuais ajudam a dar ainda mais visibilidade aos produtos e à empresa, tornando-se excelentes opções para divulgar seus produtos e serviços.

Outra vantagem dos marketplaces é a possibilidade de gestão facilitada, pois todas as informações podem ser integradas, auxiliando na administração do estoque e fiscal dos produtos.

Além disso, os marketplaces são plataformas prontas para venda, já que a plataforma oferece um sistema de recebimento fiscal e pagamento, agilizando o processo de compra dos produtos.

Com esses benefícios, os marketplaces são opções interessantes para sua empresa ter visibilidade e resultados em vendas.


Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.


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