Millennials e o Impacto Social através do Varejo

Tempo de Leitura: 4 minutos

O consumidor é rei. É ele que manda nos caminhos da indústria e seu comportamento, vontades e demandas guiam as marcas e seus investimentos. E entre tantas demandas, um dos grandes desafios do mercado de varejo e das marcas em geral é atender a demanda e vontade dos millennials.

Os Millennials

O impacto social é um fator determinando para os millennials e seu estilo de vida

Segundo o Pew Research Center, os millennials (ou geração Y) são pessoas nascidas entre 1981 e 1996, ou seja é o público entre 22 e 37 anos. O intervalo amplo por si só é um desafio. De ponta a ponta, são pessoas bem diferentes, com gosto e momentos de vida distintos. O obstáculo do mercado de varejo é atrair e converter essas pessoas em clientes frequentes, sempre mantendo o interesse constante na marca.

E isso não é diferencial, mas necessário para as marcas: o Bank of America aponta que os millennials serão responsáveis por 75% da força mundial de trabalho em 2025. Isso significa poder de compra e influência sob mercado.

Ou seja, atender a geração Y não é uma opção, mas uma questão de sobrevivência para todas as marcas!

Millennials e o Trabalho

Uma forma interessante de entender gerações é ver pelo que elas trabalham e se esforçam. Se em gerações passadas o anseio era construir uma carreira na mesma empresa, ganhar dinheiro e juntar bens, os millennials mudaram as prioridades.

É claro que dinheiro continua sendo importante, mas para a geração Y o sucesso está muito mais ligado a fatores como o bem-estar comum e o legado de suas ações para o mundo. E essa preocupação com o impacto social do seu modo de vida não se prende só ao trabalho, mas se perpetua para o consumo e a vida cotidiana.

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Millennials e o Consumo

Uma geração muito mais informada e consciente sabe as mazelas do mundo, sente-se na obrigação de fazer mais pela sociedade e engajar seu consumo, seja gerando um impacto social positivo ou ao menos reduzindo o dano causado.

Isso aponta um dos motivos pelos quais empresas como o Uber fazem tanto sucesso: sua mecânica de negócios possibilita que muitas pessoas não tenham carro e os veículos já existentes sejam socializados. O processo gera trabalho e renda para quem precisa, ao mesmo tempo que diminui a poluição. É um consumo que afeta positivamente a sociedade.

Basicamente, os millennials gostam de marcas não só pela inovação, mas pela inovação consciente e que pode gerar um bem-estar social!

Millennials e as Marcas

Para atender essa demanda dos millennials, marcas dos mais diversos segmentos se reinventam e lançam novas campanhas. Não é à toa que grandes empresas como a Visa e a Amazon (leia sobre o Causas Visa e o AmazonSmile), tem investido em programas que unem o consumo com causas sociais, levando impacto positivo ao cliente, atrelado ao seu hábito de consumo.

Conheça a AmazonSmile, uma grande inspiração para o e-commerce solidário

E existem diversas marcas que além de programas, buscam atrelar essa responsabilidade social ao seu DNA e modo de fazer negócios, um ótimo exemplo é a Natura. Os consumidores da marca sabem que seus produtos são feitos a partir de comunidades e ajudam na existência e conservação dessas culturas e de suas naturezas. Isso gera uma identificação e engajamento do público da geração Y. Os millennials querem saber especificamente como seu consumo é refletido no mundo.

Millennials e o Varejo

Muitas vezes as marcas de varejo tem dificuldade em se aproximar da geração Y através da responsabilidade social. Isso porque elas ainda são muito associadas ao consumismo, que pode parecer um movimento contrário ao bem-estar social, mas na realidade pode ser um grande aliado de causas sociais.

Um bom exemplo que já falamos aqui no blog é a Reserva, que gera doação de 5 pratos de comida a partir de cada peça vendida (leia mais sobre o impacto social da Reserva). Esse é um exemplo prático que transforma cada compra em uma doação e de certa forma, torna o varejo e o consumo um grande aliado para o bem-estar social.

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Os exemplos de grandes empresas podem fazer parecer que transformar o impacto social em um motivo de compra é algo muito distante para as marcas de varejo de porte pequeno ou médio, mas não é! No Polen, lutamos justamente contra isso e oferecemos para as lojas virtuais um meio muito fácil de agregar impacto social a jornada do consumidor.

Você pode ver nosso trabalho funcionando em alguns e-commerces como: e-lensTudo SaudávelVK8 Store e Quintess. Como recompensa, os e-commerces polinizadores aumentam sua conversão de vendas, valorizam sua marca perante o consumidor e geram fidelização e engajamento.

Quer saber mais do Polen e como podemos agregar um diferencial a sua loja virtual? Fale com a gente!

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