Planejamento Black Friday 2020: dicas para seu e-commerce

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A Black Friday, sempre acontece na última sexta-feira de novembro e este ano será no dia 27 de novembro de 2020, mas é bem verdade que o trabalho dos e-commerces já começa muito antes, com ofertas pré-Black Friday já iniciando logo no começo de Novembro.

Esse esforço é muito importante! Para muitas lojas virtuais essa é a data comercial mais importante, superando até mesmo o Natal e o Dia das Mães em vendas. E mais, com o aumento de consumidores comprando online por conta da pandemia, a expectativa de crescimento do faturamento na Black Friday em relação à 2019 é de aproximadamente 20% de acordo com Samuel Gonsales do E-commerce Brasil

Porém, para aproveitar esse período de vendas e descontos é necessário preparo e cuidado para os e-commerces, sempre prestando atenção redobrada na demanda dos consumidores.

Confira dicas para seu e-commerce ter sucesso na Black Friday 2020

Não faça “Black Fraude”

Ao mesmo tempo que o Black Friday é querida pelos consumidores, também é vigiada e temida pelas ofertas “Black Fraude”, aquele jeitinho de alguns e-commerces de vender tudo pela metade do dobro, oferecendo descontos falsos. Essa prática acaba com a credibilidade da loja e pode causar danos irreversíveis para a reputação da marca. 

A dica para evitar qualquer percepção errada é trabalhar com um regulamento bem visível e deixar claro quais produtos estão em promoção e qual o desconto oferecido, sempre lembrando que é melhor oferecer um desconto menor do que tentar enganar com grandes descontos.

Prepare sua equipe de atendimento

Além de ser um período de ofertas, a Black Friday é um período de competição entre lojas. Pense que seu consumidor está vendo seu e-commerce e outras lojas. Por isso, o atendimento rápido pode fazer toda a diferença na hora da venda.

Em redes sociais, no próprio site e e-mail, fique de olho em cada dúvida, comentário e questionamento dos consumidores e prepare a equipe da sua loja para responder rapidamente. Essa é também uma vantagem dos e-commerces pequenos em comparação com os grandes, o atendimento personalizado é algo que lojas virtuais com um grande volume de visitas não consegue entregar, então use isso a seu favor.

Planeje sua estratégia de venda

Para e-commerces pequenos e médios, a Black Friday é uma ótima época para limpar estoques. Separe com cuidado tudo o que entrará em oferta neste período e deixe os produtos expostos aos seus consumidores.

Também é importante definir como será a mecânica do seu e-commerce no período de Black Friday, desde a navegação dentro da loja até atrativos como frete grátis e conjunto de produtos com preços super atrativos. Tudo isso deve ser pensado dentro de uma estratégia de venda bem estruturada.

Elabore a comunicação

Comunique aos seus clientes sobre as promoções de Black Friday. Essa é uma ótima oportunidade para convidar seus consumidores a comprarem de novo na loja. Para isso, vale a pena usar anúncios para sua base, redes sociais e e-mail marketing. E quem sabe, preparar alguma mecânica para que esse público convide os amigos a comprar em sua loja.

Para os novos clientes crie uma comunicação direcionada, mostrando seus diferenciais e os descontos oferecidos. Também é válido estender a época de descontos, seja realizando uma pré Black Friday ou aproveitando a Cyber Monday.

Pense e calcule toda a Black Friday

Mais do que um período de promoções, a Black Friday é uma época de aprendizado. Aproveite para entender mecânicas novas e melhorar todo o processo do e-commerce, observando o comportamento do seu público e a forma de agir deles.

Faça tudo isso medindo com cuidado o antes, durante e depois da Black Friday, gerando relatórios e comprovando em número as melhorias necessárias para a loja virtual.

Gere valor para seu cliente e mostre seu diferencial

Além da Black Friday, crie atrativos durante o ano inteiro para trazer mais propósito em cada compra da sua loja, uma ótima ideia é tornar-se um e-commerce que pratica o marketing societal, transformando uma porcentagem de cada compra em uma doação! Assim você agrega responsabilidade social à sua marca e encanta seu seu cliente no momento mais importante da compra. Veja como funciona:

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