Vendas com doações: aumento de152% na Black Friday

Tempo de Leitura: 2 minutos

Artigo publicado originalmente em 05/12/2019 e atualizado em 24/09/2020


A preparação para a Black Friday toma conta de parte do segundo semestre de muitos lojistas. Já falamos aqui sobre a importância de se preparar com antecedência, mas antes de montar um planejamento para a campanha de Black Friday 2020, é essencial tomar um tempo para analisar o que foi bom e ruim no ano anterior, pontuar o que poderia ter feito melhor e então traçar novas estratégias. O que dá pra fazer diferente este ano?

Em 2019, mais de 200 e-commerces ofereceram muito mais do que desconto durante a Black Friday! Enquanto a maioria do mercado disputava a atenção dos clientes por preço, alguns negócios pensaram diferente e mostraram que é possível vender muito e gerar impacto social ao mesmo tempo. Em parceria com o Polen, marcas como a FOM, DermaDoctor, Pierre Cardin, Relax Cosméticos, entre muitas outras escolheram destinar uma porcentagem de suas vendas para causas de impacto social! Várias lojas contaram também com a divulgação feita pelas instituições apoiadas, que distribuíram cupons de descontos exclusivos e com a divulgação dos próprios clientes, que podiam compartilhar com os amigos nas redes sociais a boa ação durante a campanha Black Friday Diferente. 


A segunda edição da Black Friday Diferente superou as expectativas! De 2018 para 2019, houve um aumento de mais de 150% no número de compras com doações.

Este resultado confirma mais uma vez o quanto o consumidor está mais propício a gerar impacto positivo com suas compras. 

De acordo com os dados do Ebit/Nielsen, em 2019 o varejo brasileiro faturou aproximadamente R$ 3,2 bilhões só na Black Friday, o que representa um aumento de 23,6% em relação à 2018. Agora imagine o tamanho do impacto positivo que poderíamos causar no mundo se todos os e-commerces pudessem destinar uma pequena porcentagem de suas vendas para causas sociais?

Só no ano passado, graças a escolha dos consumidores dentro das lojas polinizadoras, 0.5% da receita neste período, foi destinada para 9 causas diferentes. E se este meio por cento fosse multiplicado por R$ 3.2 bilhões? Isso representaria R$ 16 milhões 😱.

Quantas vidas poderíamos impactar? Este é o ecossistema de colaboração que estamos criando junto com os nossos clientes.

Através do Polen, centenas de empresas estão fazendo isso de forma simples, transparente e sem burogracias! Quer saber como gerar impacto social através do seu e-commerce? 

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