Boas Práticas de Marketing para E-commerce

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A gestão de um e-commerce não é fácil, áreas como logística, finanças, tecnologia e marketing ocupam muito tempo em todo o processo de administração e são muito específicas e delicadas, variando de caso a caso. Entre essas áreas, uma das mais complicadas é sem dúvida o marketing, que pode parecer fácil, mas exige muito cuidado e testes para entender o público e o funil de vendas no seu e-commerce.

Boas Práticas de Marketing para E-commerce

Para ajudar novos e até experientes e-commerces, levantamos as boas práticas de marketing essenciais para qualquer loja virtual, independente do ramo de atividade.

Solicite Avaliações

É importantíssimo que um e-commerce solicite aos seus consumidores que avalie a experiência da loja, isso serve tanto para aprimorar os processos quanto como marketing, mostrando para novos consumidores que sua loja virtual é de confiança e aprovada.

Essa avaliação pode acontecer de várias formas: seja por ferramentas externas como o ebit, depoimentos na própria loja ou mesmo na página do Facebook da sua empresa, onde você pode ativar essa opção. Para conquistar avaliações, use de estratégias como oferecer cupons como premiação ou mesmo pedir diretamente, por e-mail.

Cuide das Redes Sociais

Estar presente nas redes sociais é importante, mas é essencial cuidar da sua presença, nos mínimos detalhes. Por isso, não basta ter uma página no Facebook ou perfil do Instagram e Twitter, é necessário cuidar desses espaços. Ações como verificar se a descrição está de acordo, trocar capa e avatar, responder seus fãs rapidamente e interagir com as demandas deles mostram atividade e até aumentam sua reputação dentro das redes sociais.

Relacione-se e Ofereça

Um e-commerce que não lança promoções, produtos novos e não tem relacionamento com seus fãs, mostrando as novidades ou oferecendo promoções rapidamente é esquecido. Mais do que concretizar vendas, o importante é mostrar movimento. O efeito na mente do consumidor, quando não se gera esse movimento, é o mesmo de uma loja física parada, com ambiente desanimado e sempre com os mesmos produtos.

E tão importante quanto gerar essas novidades é o fato de comunicá-las: use seus canais mais ativos como redes sociais, e-mail marketing e espaços como banner dentro do site para isso. Faça de um pequeno lançamento uma grande comunicação para seus fãs.

Marketing Societal

Praticar o marketing societal pode parecer complicado no primeiro momento, mas essa é a modalidade de marketing que traz grandes resultados na imagem da sua loja virtual e influencia diretamente a conversão de vendas, abandono de carrinho e até aumento do ticket médio, como já demonstramos com os números do Polen sobre e-commerce solidário.

O melhor é que ainda são poucas as lojas virtuais que praticam, o que torna o marketing societal também uma novidade e tendência de mercado daquelas muito boas de sair na frente. O Polen tem uma solução sob medida de marketing societal para lojas virtuais, saiba mais aqui e entenda como aplicá-las em seu e-commerce.

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