O que é Cashback e porque usar no seu e-commerce?

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A palavra Cashback que significa em “dinheiro de volta” em português, trata-se de uma estratégia para fidelização de clientes que devolve parte do dinheiro gasto pelos consumidores em determinadas lojas ou produtos.

Dentre as vantagens para as empresas, essa estratégia promete aumentar o ticket médio e as chances de um cliente retornar para fazer novas compras. Já para o consumidor, é uma motivação a mais para adquirir um produto que já desejava comprar!

Continue lendo para conhecer mais sobre a estratégia de cashback, entender como funciona e se vale a pena adotar esta estratégia para seu e-commerce.

Aqui você vai encontrar:

  • Como funciona o Cashback
  • Cashback para empresas
  • Tipos de Cashback
  • Como oferecer Cashback no e-commerce
  • Vantagens do cashback

Como funciona o Cashback?

Existem diversos modelos de funcionamento do cashback, um deles tem como objetivo, fazer o cliente acumular dinheiro em uma espécie de carteira digital ao realizar uma compra. Neste caso, quanto mais comprar, mais dinheiro terá acumulado para próximas compras. Um exemplo na prática:

Se seu e-commerce vender um relógio por R$ 300,00 e oferecer 10% de Cashback como vantagem, significa que seu cliente receberá R$ 30,00 de volta. Até aí, não há muita novidade e você deve estar se perguntando sobre qual o grande diferencial do cashback para o desconto?

O que chama a atenção dos consumidores na estratégia de cashback é que o dinheiro que recebe de volta pode ser usado para futuras compras, não necessariamente na mesma loja, além disso algumas empresas devolvem o dinheiro através de transferência bancária, permitindo que o consumidor saque o dinheiro ou também doe o valor para uma causa social.

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Cashback para empresas

Os programas de fidelização e vantagens para clientes são cada vez mais utilizados pelas empresas para ganhar a atenção e preferência dos consumidores, especialmente no e-commerce. Para adotar esta estratégia em seu negócio, o primeiro passo é buscar uma empresa que faça a intermediação dessas transações, algumas das empresas mais conhecidas nesse segmento são:

  • Ame Digital
  • Méliuz
  • PicPay
  • Polen
  • Banco Inter
  • Beblue

Os lojistas interessados em oferecer cashback para seus clientes pagam para anunciar nos sites ou aplicativos destas empresas que divulgam as vantagens para consumidores cadastrados. Outro modelo muito utilizado é o cashback social, em que o consumidor pode optar por doar o valor recebido para uma instituição de impacto social verificada e apoiada pela sua marca! A ferramenta do Polen é uma das mais eficientes e transparentes neste tema. Veja como funciona:

Como oferecer cashback no e-commerce

Se você precisa de um diferencial competitivo para o seu e-commerce, o cashback é uma ótima estratégia para destacar e aumentar a atração de clientes e a fidelização dos existentes.

Antes de oferecer cashback em seu e-commerce, defina o objetivo principal: se for para incentivar o retorno do cliente para fazer novas compras, é interessante definir um prazo de validade de uso desta vantagem. Outro ponto para levar em consideração é garantir que esta estratégia não dê prejuízo ao seu negócio, por isso é preciso tomar cuidado com o valor oferecido, para não comprometer a margem de lucro do seu e-commerce. Há empresas que fazem este cálculo, portanto é importante pesquisar e avaliar prós e contras de cada uma.

Vantagens do cashback para o seu negócio

Dependendo do tipo de negócio, é válido pensar em uma estratégia de marketing atrelada, pois esta nem sempre esta é uma estratégia que traz resultados no curto prazo. Pode ser que o lojista não note um aumento expressivo de faturamento ao oferecer o cashback, mas se seus concorrentes oferecerem esse diferencial aos clientes e ele não, este certamente poderá perder vendas.

Alguns benefícios do cashback para seu e-commerce

 

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