Se a sua empresa parasse de hoje funcionar hoje, o que o seu público perderia com isso?
Eu sei que você espera que fosse a reação acima, porém… por mais espetacular que seja o seu produto, sinto informar mas pode ter certeza que outra empresa vende algo igual ou venderá em breve.
Tenho certeza que você se esforça para atrair um público qualificado e sei o quão bom é ter clientes que compram com frequência.
No entanto, também sei que fidelizar clientes pode ser ainda mais desafiador do que vender e por isso, muitos negócios acabam tendo um alto custo de aquisição de clientes e deixam de lado estratégias para aumentar as taxas de recompra.
Criar um vínculo emocional com o seu cliente é uma estratégia poderosa para alavancar o crescimento da sua marca.
Então, continue lendo para saber o que fazer para ganhar o coração da sua audiência e vender mais gastando menos.
O que você vai ver neste artigo:
1. Storytelling – Conecte seu público com a história da sua marca
2. Momento WOW: Entregue mais do que o esperado
3. Acompanhe os resultados
O produto não é o diferencial para fidelizar clientes
Imagine que você vende camisetas e inventou estampas que brilham no escuro. Este é um produto diferenciado? Sim, mas nada impede que outra empresa de camisetas crie uma estampa igual com um custo mais baixo e em pouco tempo acabe com o seu diferencial competitivo.
Entre 2018 e 2019 o número de lojas virtuais aumentou em quase 40% no Brasil. É o que mostrou um estudo realizado pelo BigData Corp, em parceria com o PayPal.
O que fazer para se destacar no mercado diante de tantos concorrentes?
1. Storytelling – Conecte seu público com a história da sua marca
Entender que as pessoas buscam conexão é o ponto chave para alavancar vendas e fidelizar clientes. Não é só sobre vender produtos, é sobre como aquele produto ou serviço torna a vida das pessoas ainda melhor e é isso que faz com que a sua audiência se identifique com a sua história. Porque a sua empresa existe? Porque as pessoas trabalham lá? Porque as pessoas deveriam continuar consumindo sua marca?
Contar histórias é uma das formas de transferir um legado e manter viva a sua marca na cabeça dos consumidores.
E não estou falando sobre lindas campanhas publicitárias, que ao final nos deixam emocionados e soltam a típica frase… “Faça acontecer”, mas espera aí… como esta empresa colabora para que o cliente faça acontecer? Como de fato empresas e consumidores podem fazer acontecer juntos?
Um grande exemplo é o caso da Quintess, empresa de moda feminina do grupo Posthaus, que transmite valores e emoções tanto para sua audiência como na cultura da empresa.
No ano passado, a marca criou uma camiseta especial para a campanha Outubro Rosa, em que parte da renda foi totalmente destinada à ONG Rapunzel Solidária. Além de apostar em campanhas sazonais engajando seu público e colaboradores, a Quintess também investe em ações de impacto social ao longo de todo o ano, deixando claro isso para seus clientes que não só são comunicados sobre estas ações, como podem participar a cada compra escolhendo uma causa social para apoiar e acompanhar o resultado das doações através de uma página de transparência.
Marcas que se posicionam como protagonistas e expõem isso ao público, transmitem muito mais valor, afinal atuar é diferente de apenas falar. Mostrar o que a marca está fazendo além de vender, significa ganhar destaque frente aos concorrentes que oferecem o mesmo produto, pois ao final, não é só sobre comprar coisas, é sobre a experiência de compra.
Empresas autênticas não se mostram 100% perfeitinhas, elas sabem que tem pontos a melhorar e mostram que ações estão tomando para evoluir.
2. Momento WOW: Entregue mais do que o esperado
Você prefere ser uma marca que ganha likes ou uma marca respeitada?
Para fidelizar clientes, as marcas devem ser simpáticas e empáticas. Cada vez mais as empresas têm se tornado humanas e as pessoas se tornado marcas. Um consumidor que ama o que você faz, compartilha suas ações, recomenda, fala bem, defende e forma opinião de outros à respeito de seu serviço, atendimento, comunicação, produto e etc.
Por isso é importante entender quais são as necessidades e expectativas do público. É possível fazer isso da maneira mais simples possível, seja aproveitando os recursos de pesquisa disponíveis nas redes sociais ou até mesmo aproveitar o e-mail de agradecimento de compra para fazer uma mini pesquisa com a sua audiência. Veja um exemplo de como faz a Relax, marca de cosméticos naturais tem aproveitado este tipo de recurso para escutar a sua audiência.
Além demonstrar que está atenta à opinião do consumidor, a Relax também é um grande exemplo de excelência em atendimento, surpreendendo seus clientes desde o momento da compra, até a entrega e relacionamento pós-venda.
Aqui uma amostra do que os clientes da Relax compartilham em suas próprias redes sociais. Os fãs da marca acabam gerando mídia espontânea e altamente relevante.
Saiba mais aqui na página de transparência da marca.
3. Acompanhe os resultados
Antes de iniciar qualquer ação, é importante fazer a “engenharia reversa” e pensando na ação de trás pra frente ou em outras palavras, na jornada do cliente.
O que você quer que as pessoas façam depois de ver a sua comunicação ou depois de ter uma experiência de compra em sua loja?
Partindo deste princípio fica mais fácil definir os indicadores que vão mostrar o impacto destas ações.
Criar um vínculo emocional com a sua audiência, é algo que se constrói com o tempo e com constância. Quanto mais a empresa conseguir se conectar de maneira pessoal com o consumidor, mais confiança ganhará. Por isso, é tão importante que a mentalidade de vínculo emocional e excelência, faça parte do DNA da empresa. Assim, todos trabalham por um só propósito!
Pensando nisso, preparamos um Kit para ajudar marcas a definir, comunicar e gerar resultados através do propósito da marca!
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