Sustentabilidade no e-commerce: conheça os selos de responsabilidade social e ambiental para implementar

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Sustentabilidade, consumo consciente, produtos eco-friendly, responsabilidade social. Termos como esses estão cada vez mais presentes no vocabulário dos consumidores brasileiros, que estão muito mais conscientes e críticos em relação aos produtos que consomem. Por isso, é indispensável que as empresas comecem a pensar e implementar ações sustentáveis se não quiserem ficar para trás e perder a confiança dos seus clientes. 

Uma das formas de mostrar que sua marca se preocupa com o meio ambiente e com o bem-estar da sociedade é adquirir um selo, que nada mais é que uma certificação utilizada para garantir que o seu e-commerce se preocupa realmente com o planeta, seja no âmbito social ou ambiental. Pensando nisso, separamos alguns selos para você conhecer e saber como implementar!

Selo eureciclo

O Selo eureciclo surgiu para conectar empresas que produzem bens de consumo com recicladores, promovendo, dessa forma, a reciclagem com responsabilidade social. Hoje, o selo tem mais de 3.700 empresas engajadas e já compensou mais de 180 mil toneladas de lixo. 

O processo para adotar este selo na sua empresa é certificado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), utilizada para comprovar a gestão inversa de resíduos nas empresas participantes. Todo o processo é feito por uma plataforma digital que rastreia os dados de reciclagem de todo o país por meio de notas fiscais emitidas pelas cooperativas de reciclagem, promovendo, assim, uma gestão séria e transparente. Por meio de 6 passos sua empresa pode adotá-lo e começar a implementar a sustentabilidade na prática. 

Certificação Lixo Zero

A certificação Lixo Zero é um produto desenvolvido pela Instituição Lixo Zero Brasil para atestar as práticas sustentáveis de empresas e eventos em relação ao controle de resíduos plásticos. A partir de um sistema exclusivo de análise, é possível garantir o selo para a sua marca a partir de 4 passos: aplicação, relatório, auditoria e certificação.

Para garantir o selo, é necessário que a sua empresa comprove que pelo menos 90% dos resíduos são destinados corretamente. O selo tem validade de um ano e tem diversos benefícios, como a redução do impacto negativo dos resíduos no meio ambiente, o aumento da consciência ambiental dos colaboradores e clientes da empresa, a redução dos gastos da empresa em relação ao envio de resíduos para aterros sanitários, melhoria de qualidade de vida de catadores e trabalhadores da reciclagem, entre diversos outros. 

CompreDoe

O Selo CompreDoe é utilizado por empresas que têm proposta de doação e que já geram impacto social por meio da conversão de uma porcentagem das vendas para instituições. O selo certifica que todas as doações realizadas pelas marcas chegam efetivamente até as instituições sociais de forma transparente.

As empresas participantes do Movimento CompreDoe deverão comprovar que doam um valor fixo mensal ou que revertem uma porcentagem de suas vendas em recursos financeiros para instituições do terceiro setor.  Empresas que fazem doações por meio do Polen podem comprovar publicamente seu impacto social a partir de uma página de transparência exclusiva da marca, além de ter acesso a comprovantes de depósito e das ações desenvolvidas pelas instituições apoiadas. 

Certificação BCI

Se o seu e-commerce é do ramo da moda e tem o objetivo de se tornar (ou já é) sustentável, essa certificação é indispensável. O Better Cotton Initiative (Iniciativa para um Algodão Melhor), foi Implementada no Brasil pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa) e tem como meta de longo prazo implantar seus princípios e critérios na produção algodoeira mundial, como já vem ocorrendo em alguns países produtores.

A iniciativa busca incentivar e promover ações trabalhistas justas entre cotonicultores, colaboradores e demais agentes envolvidos na produção de algodão, de modo a criar uma cadeia produtiva que tenha como propósito implementar a responsabilidade socioambiental no campo. Alguns dos princípios necessários para as empresas que buscam essa certificação é garantir que a água utilizada no sistema de produção não foi desperdiçada e sim manuseada com responsabilidade, cuidar do manejo do solo e da natureza, zelar e preservar a qualidade da fibra de algodão, promover relações justas de trabalho, entre outras. Além da certificação BCI, existem a GOTS e OCS, que também buscam comprovar que a produção têxtil segue normas e princípios sustentáveis. 

Certificação IBD

O IBD Certificações é a única empresa 100% brasileira de certificação de produtos orgânicos e biodinâmicos, sendo a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina. Busca certificar que os produtos são produzidos por meio da agricultura sustentável.

O instituto exige alguns critérios gerais para que as marcas consigam seu selo, como: produzir produtos que não sejam testados em animais, ser seguro para os seres humanos, causar o menor impacto possível ao meio ambiente entre outras especificidades. Para aplicar sua marca nesta certificação e garantir o selo IBD para sua empresa, é necessário preencher um formulário e seguir os outros passos. 

Empresas B

A certificação de Empresas B  diz respeito a um movimento que começou no Brasil em 2012, com o objetivo de certificar empresas que se preocupam em melhorar continuamente e diminuir os impactos negativos e aumentar os positivos.  A análise e o acompanhamento das empresas que buscam garantir o selo é realizada em cinco áreas: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

O selo pode ser conquistado a partir de um processo que pode levar de 6 a 24 meses. Tudo começa com um questionário com 200 perguntas que vão de questões relacionadas à preservação de recursos naturais à quantidade de cargos de liderança ocupados por mulheres na empresa e, caso o negócio atinja uma pontuação mínima de 80 pontos, segue para as outras etapas. Para isso, é utilizada a ferramenta de Avaliação de Impacto B (BIA), pela qual é possível analisar e acompanhar a evolução da empresa.

Além desses selos e certificações apresentados aqui, existem vários outros muito relevantes no mercado brasileiro, como o ISO 14001, o Certified Human Brasil, de bem estar animal e o FSC (Floresta para Todos Sempre).

E você, já tem algum selo na sua empresa? Conta pra gente e, caso ainda não tenha, corre implementar e gerar impacto positivo com o seu negócio! 

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