Fidelização de clientes: 7 estratégias para transformar clientes em fãs

Tempo de Leitura: 7 minutos

 

Muitas empresas se concentram em conquistar novos clientes, enquanto os antigos são deixados de lado, como aponta uma pesquisa realizada pela Invesp Consulting.  Segundo ela, apenas 18% das empresas focam na fidelização de clientes. No entanto, criar um relacionamento com os consumidores mais fiéis tem o importante papel de ajudar o seu negócio a prosperar nos melhores momentos e, principalmente, de ajudá-lo a sobreviver em tempos difíceis. 

Então, que tal transformar seus clientes em fãs? Separamos aqui algumas estratégias para te ajudar nessa missão. Confira!

Por que investir na fidelização de clientes?

Afinal, por que fidelizar clientes? O primeiro motivo é que clientes fiéis sempre comprarão seus produtos/serviços repetidamente porque confiam na sua marca, certo?  Conforme a pesquisa acima, a probabilidade disso acontecer é de 60% a 70%. Por outro lado, a chance de vender para um novo cliente é de apenas 5% a 20%. Isso nos leva ao segundo motivo.

Com a fidelização na recorrência de compras é possível aumentar o lucro da sua empresa de 25% a 95%, sem precisar fazer um investimento muito alto. Dessa forma, a fidelização de clientes recupera o dinheiro investido na etapa de aquisição, sem contar que clientes fiéis tornam-se embaixadores da sua marca. Como? Ao vivenciarem experiências positivas durante e após a compra, certamente vão compartilhar essa experiência com amigos e familiares.

Assim, outras pessoas são influenciadas a tornarem-se seus clientes. O melhor de tudo, sem custo nenhum. No final das contas, a fidelização também é uma forma de atrair outros. 

Como fidelizar clientes: conheça 7 importantes estratégias!

Conheça agora 7 estratégias infalíveis para fidelizar os seus clientes:

1. Organize e controle todos os processos da empresa

Digamos que você tenha um e-commerce e que não registre corretamente tudo o que entra e sai do estoque. Assim, você não sabe exatamente qual é a quantidade de produtos que tem em sua loja. Em determinado dia, você realiza uma venda sem se certificar se realmente tem o produto. E, somente na hora de retirá-lo para enviar ao cliente, descobre que seu banco de dados estava incorreto e você não tem mais unidades da mercadoria no estoque. 

Como o cliente se sentirá? Provavelmente frustrado, não é? Como resultado, a imagem do seu negócio é prejudicada e, provavelmente, esse cliente nunca mais comprará de você. Por isso, é importante controlar e organizar todos os processos da empresa. Assim, o melhor caminho é optar por softwares de gestão que auxiliam no controle desde o cadastro do cliente até o controle de estoque e financeiro.

2. Fique atento às reclamações dos clientes

Um dos passos mais importantes para fidelizar clientes é, sem dúvidas, desenvolver um bom relacionamento com os seus consumidores. A melhor forma de fazer isso é estar atento às suas reclamações, pois elas são sinais de alerta sobre o relacionamento entre os consumidores e sua empresa. Mas não basta ouvir ou ler o que os clientes têm dito sobre a sua marca. É preciso agir. 

Para acompanhar o que os clientes estão dizendo sobre a sua marca fique de olho nos sites de reclamações, como o Reclame Aqui, e nos comentários nas redes sociais do seu e-commerce ou site. Então, use essas reclamações para melhorar o seu negócio, diga que os ouviu e, principalmente, que implementou melhorias para oferecer uma experiência positiva para eles. 

3. Preste um serviço rápido e mais objetivo

Um estudo conduzido pela Zendesk, em parceria com a Dimensional Research, revelou que 89% dos entrevistados acreditam que uma resposta rápida é importante para uma decisão de compra. Não é difícil entender o porquê. Afinal, ninguém gosta de esperar horas para ser atendido. Para responder mais rapidamente os clientes, você pode criar uma seção de FAQ no seu site com as dúvidas mais recorrentes.

Também pode apostar na ampliação dos seus canais de comunicação. Por exemplo, você pode atender seus clientes pelas redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea e e-commerce. Além disso, evite transferir os atendimentos para outros atendentes/ departamentos e evite textos longos para ser o mais objetivo possível. Sem dúvidas, isso vai impactar na fidelização de clientes.

4. Esteja presente depois da venda

Um dos maiores erros das empresas é acreditar que o atendimento ao cliente termina com a venda. Por isso, não investem em ações no pós-venda. Segundo dados divulgados pelo Sebrae, 85% das empresas nunca fizeram pós-vendas. Por outro lado, os clientes fiéis são responsáveis por até 65% das vendas de uma empresa, de acordo com a mesma pesquisa. Portanto, as empresas que não apostam na fidelização perdem – e muito – espaço no mercado. 

Mas, como se fazer presente mesmo após a venda? Sempre peça feedback sobre o atendimento e o produto/serviço, ofereça suporte técnico e esclareça todas as dúvidas sobre o funcionamento do produto/serviços. Também eduque seus clientes com material informativo de qualidade através de uma estratégia de e-mail marketing. Pois, dessa forma, você mostra a eles que quer construir um relacionamento e não apenas vender.

5. Crie uma experiência personalizada

De acordo com dados divulgados pela Invesp Consulting, 89% das empresas veem a experiência do cliente como um fator-chave na fidelidade e retenção de clientes. Uma experiência personalizada do cliente não necessariamente significa que o vendedor sabe seu nome e histórico de suporte, pois segundo a Pesquisa de Experiência do Consumidor da Aspect, esse “personalizado” significa a capacidade da marca em interagir com os clientes em qualquer canal de comunicação e enviar ofertas direcionadas.

Também ser capaz de se antecipar às necessidades dos clientes. Para isso, você precisa ouvir o que o cliente tem a dizer. Por exemplo, digamos que você tem uma clínica de estética e faz a ficha anamnese do cliente para garantir um tratamento mais seguro e eficaz. Isso gera mais confiança para o cliente e ainda contribui para uma maior aproximação com a pessoa. Esse relacionamento é essencial para construir uma fidelização de clientes. Por isso, crie uma experiência personalizada para o seu cliente.

6. Ofereça aos seus clientes motivos para voltarem

Quer que os seus clientes voltem? Então, dê motivos para isso! Uma das melhores maneiras para fazer com que o cliente volte é recompensando-o por sua fidelidade através de programas de fidelidade, que oferecem descontos, presentes, brindes, prêmios ou ofertas exclusivas.

Ah! Vale lembrar que os benefícios oferecidos para os clientes superam as condições do programa de fidelidade, como gastar em uma frequência maior ou gastar mais nas próximas compras. O mais importante é não complicar ao criar muitas regras. E lembre-se de oferecer presentes marcantes para ajudar na fidelização de clientes. E aí, já está preparado para criar um programa de fidelidade?

7. Conecte sua marca com iniciativas de impacto social

Você também pode construir a fidelização de clientes conectando sua marca com iniciativas de impacto social. 

Afinal, segundo um estudo realizado pela Ipsos Public Affairs, 82% dos consumidores consideram a responsabilidade social de uma empresa como um fator importante para formar uma opinião sobre a compra de um produto ou serviço. Esse dado mostra que o consumidor passou a entender que as causas sociais são importantes, especialmente, com a chegada da pandemia causada pelo coronavírus.

Então, para fortalecer uma marca, a participação em projetos sociais agora (e no futuro) é uma das melhores estratégias de fidelização de clientes. Uma maneira fácil e transparente de adotar essa estratégia é através do cashback socialNesse programa de recompensa por reembolso o dinheiro devolvido é doado para um projeto social. Incrível, né?

Pronto para transformar seus clientes em fãs?

Como vimos, fidelizar clientes é tão importante quanto conquistar novos, não é mesmo?! Existem diferentes estratégias para encantá-los e transformá-los em fãs da sua marca, como as dicas mostradas aqui. 

Então, não deixe de colocá-las em prática em seu e-commerce. Para ajudá-lo, queremos te convidar para conhecer o Simples Agenda. Afinal, o uso de um software de gestão faz (e muita) diferença na organização de processos internos e colabora para o aumento da produtividade.  É claro que, no fim das contas, isso proporciona para um atendimento assertivo, ágil e clientes mais satisfeitos! 🙂 

Dentre as principais funcionalidades do sistema ERP Simples Agenda, podemos citar: controle financeiro com fluxo de caixa, controle de vendas, agenda online, controle de estoque, cadastro de clientes e muito mais! 

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