Como sua marca pode apoiar a causa LGBTQIA+ na prática?

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Em junho é comemorado o mês internacional do Orgulho LGBTQIA+. A data tem ganhado cada vez mais visibilidade e, no varejo, várias marcas buscam realizar ações que incentivem a diversidade e que mostrem a preocupação com a causa LGBTQIA+. Mas será que demonstrar o apoio à pauta apenas no mês do orgulho é o caminho certo para colocar a diversidade realmente em prática?

Além do Pink Money: a importância de apoiar a causa LGBTQIA+ com compromisso

O discurso preocupado com grupos minoritários, como a comunidade LGBTQIA+, utilizado para engajar os consumidores, pode ser um caminho perigoso se não tiver propósito e nem continuidade. Como o conceito de consumo consciente e ideológico vem ganhando cada vez mais espaço, os consumidores buscam marcas em que possam realmente confiar. 

Assim, o termo pink money surgiu com o intuito de designar o poder de compra e consumo da comunidade LGBTQIA+. Originalmente, o termo não era algo pejorativo, mas, quando a causa LGBTQIA+ começou a ser mais discutida e algumas marcas começaram a apoiá-la apenas em datas específicas, como no mês do orgulho, o termo passou a ser utilizado para se referir às ações que não visam verdadeiramente a diversidade, mas apenas o lucro. 

Então, como mostrar que a sua marca se preocupa com a causa LGBTQIA+ na prática e não só em datas específicas? Separamos aqui algumas ideias e ações para ir além do pink money! 

A diversidade acontece de dentro pra fora. Contrate colaboradores LGBTQIA+

Não há como falar sobre diversidade para os seus clientes se, na sua empresa, ela não existe. Por isso, é essencial que seu negócio seja um veículo de inclusão e visibilidade. Um exemplo de ação que sua marca pode tomar é realizar parcerias com núcleos de empregabilidade que ajudam pessoas LGBTQIA+ a conseguirem empregos, como a Trans Empregos, parceira de diversas empresas no Brasil. 

Converse sobre diversidade na sua empresa

Pode parecer simples, mas começar a falar sobre a importância da causa LGBTQIA+ na sua empresa é o primeiro passo para incentivar esse assunto e a desconstrução. Que tal sugerir conteúdos e materiais para serem inseridos nos canais de comunicação que discutam sobre o assunto? Você também pode sugerir eventos, palestras e rodas de conversa para serem realizadas não só em datas comemorativas, mas sim durante todo o ano. 

Jamais tolere ações lgbtfóbicas no ambiente de trabalho

No país que mais mata a população LGBQTIA+, infelizmente ainda é comum que atitudes preconceituosas aconteçam e, muitas vezes, sejam encobertas. Entender a gravidade disso e que nunca devem ser interpretadas como algo sem importância ou corriqueiro é extremamente importante. A lgbtfobia no Brasil é considerada crime desde 2019 e pode ser denunciada nacionalmente pelo número 190. 

Tenha um squad de diversidade

Um  núcleo de diversidade constituído pelos colaboradores LGBTQIA+ da empresa pode ser criado para que ações sejam desenvolvidas e pensadas por aqueles que tem conhecimento e vivência sobre o assunto. O squad pode planejar eventos, como: talks, webinars, rodas de conversa, entre outros, e pode também incluir todas as pessoas que pertencem a grupos minoritários. Porém, é importante ressaltar que esses colaboradores não devem ser os únicos responsáveis por falarem sobre essas pautas; existem empresas especializadas no assunto e que prestam serviços para falar sobre diversidade com propriedade, como a Diverse Soluções em Diversidade e Inclusão, que conta com especialistas em consultorias sobre o assunto. 

Apoie causas sociais que ajudam a comunidade LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade

Com o Polen sua marca pode tornar o apoio à causa uma ação contínua e mostrar que o pink money não é uma realidade na sua empresa. A campanha Além da Bandeira, desenvolvida neste mês, tem o objetivo de dar mais visibilidade às organizações que desenvolvem ações voltadas a esse público, e por isso, 10% do valor do plano contratado até o final deste mês vai direto para a organização escolhida.  Conheça um pouco mais sobre cada ONG e saiba como apoiar visitando nosso site!

Conheça a campanha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *