Marketing de Causas: como usar na estratégia de vendas do seu e-commerce

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Em uma sociedade que se preocupa cada vez mais com o consumo consciente, é imprescindível que seu negócio se preocupe, além de não gerar impacto negativo, gerar impacto positivo. Pensando nisso, o que o consumidor moderno espera das empresas?

Segundo dados do estudo Authentic Gap, desenvolvido pela Fleishman Hillard, mais da metade (53%) dos consumidores entrevistados afirmaram que a relação deles com a marca é desenvolvida a partir da maneira como ela se comporta e se posiciona em relação a problemas sociais. Essa crescente do consumo consciente fica ainda mais evidente no estudo do Facebook IQ, de 2020, em que 71% dos consumidores afirmaram que preferem comprar de lojas e marcas que demonstram preocupação com o meio ambiente e 69% deixariam de comprar um produto de uma loja ou marca caso descobrissem que ela não atua de forma ética com seus funcionários e negócios. Para atingir essas expectativas apresentadas pelos consumidores, o Marketing de Causas pode ser um grande aliado da sua marca. Vamos entender como ele funciona?

Marketing de Causas: muito mais que uma estratégia  

Resumidamente, essa vertente do marketing serve para posicionar sua marca frente a problemas relevantes para a sociedade, como: igualdade de gênero, combate à fome, preservação do meio ambiente e proteção aos animais. Essa estratégia serve para entender as problemáticas, estabelecer ações para promover mudanças e transformar tudo isso em comunicação para os seus clientes, gerando aí a conversão de vendas e a fidelização.

Antes de implementar essa estratégia no seu e-commerce é fundamental entender que ela não pode ser algo esporádico ou sem comprometimento. Por isso, é necessário muita transparência e responsabilidade social ao investir no Marketing de Causas. Mas, afinal, quais são os pilares dessa estratégia e quais os benefícios que ela pode trazer para sua marca? 

Atração e conversão

Ao utilizar o Marketing de Causas, várias ações podem ser tomadas pela sua empresa para atrair clientes e aumentar a taxa de conversão de vendas. Veja alguns exemplos exemplos:

Redes sociais

 Por meio do instagram, facebook, LinkedIn, entre outras redes, você pode divulgar as organizações apoiadas pela sua marca e as ações desenvolvidas para gerar impacto social. Veja um exemplo da Zen Animal que, por meio do Polen, utiliza essa estratégia. 

Cupom de desconto

Que tal inovar e, além de oferecer somente desconto aos seus clientes em datas como a Black Friday e o Natal, dar a oportunidade dos seus clientes ajudarem uma causa? Ao apoiar organizações, você pode inserir essa informação no seu cupom de desconto, chamando a atenção e se diferenciando. Veja um exemplo de como essa ação pode ser desenvolvida com a campanha Black Friday Diferente

Recuperação de carrinho

Uma das maiores dores dos e-commerces é a taxa de abandono de carrinho. De acordo com o meta-estudo Barillance, atualizado em 2020, a porcentagem de consumidores que acessam o site, montam um carrinho e não finalizam a compra é de 77%. Já pensou se você pudesse utilizar um argumento diferente para evitar que os seus clientes saiam do seu site sem finalizar a compra? Você pode inserir pop-ups diferenciados que digam aos seus clientes que, ao finalizar a compra, ajudarão uma instituição apoiada pela sua marca. Veja aqui como a Meu Game Usado, empresa que utiliza o Marketing de Causas por meio do Polen, aumentou a conversão de vendas e diminuiu em 34% a taxa de abandono de carrinho. 

Engajamento e fidelização

Além de pensar apenas no momento da compra, é essencial que sua marca se comunique com os clientes para mostrar as ações que vêm sendo realizadas, conquistando consumidores engajados com causas sociais. Veja algumas maneiras de fidelizar clientes utilizando o Marketing de Causas:

E-mail marketing

A comunicação estabelecida entre empresa e clientes ou possíveis clientes por meio do e-mail marketing pode ser transformada com o apoio a causas sociais. Confira um exemplo que sua marca pode utilizar para mostrar que apoia causas sociais nesse canal de comunicação.

Etiquetas

Nas etiquetas dos seus produtos, como roupas, cosméticos e itens decorativos, você pode inserir que aquela peça ajudou uma causa social. Se a sua marca se preocupa com a sustentabilidade no processo de produção dos produtos e apoia causas ligadas ao meio ambiente, por exemplo, que tal inserir na etiqueta como o processo de produção ajudou o meio ambiente e como a compra do seu consumidor gerou impacto positivo para o planeta? 

Banner no site

Já pensou que legal seu cliente dar de cara com o propósito da sua marca assim que entrar no seu site? Ao inserir as causas apoiadas no banner, a visualização é rápida e eficaz. Confira um exemplo da Zona Cerealista, que apoia ONGs por meio do Polen e utilizou essa estratégia. 

Selo CompreDoe

Ao inserir o selo no seu site, você garante que sua marca foi certificada como agente de transformação social e que as doações são realizadas de maneira séria e transparente. Conheça o movimento CompreDoe e saiba como implementá-lo no seu negócio. 

Kit Estratégico para Marketing de Causas 

Por fim, ao agir com propósito e apostar nessa estratégia, sua marca pode conquistar mais clientes, aumentar a conversão de vendas e, é claro, gerar impacto social positivo. Que tal aprender mais sobre o Marketing de Causas com o nosso curso exclusivo? Com ele, você aprende a implementar essa estratégia no seu negócio, tem acesso a templates exclusivos, participa de campanhas sazonais junto às organizações apoiadas, entre vários outros benefícios! 

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