Semana do Meio Ambiente: ideias sustentáveis para sua empresa ir além

Tempo de Leitura: 4 minutos

 

No Brasil, desde 1981, é comemorada a Semana do Meio Ambiente do dia 05 de junho a 09 de junho, com o objetivo de conscientizar a sociedade acerca da importância da preservação ambiental.  A data vem se tornando uma grande aliada do varejo, visto que temas como sustentabilidade, consumo consciente e slow fashion têm sido cada vez mais discutidos.

Nesta data, muitas empresas buscam mostrar que se preocupam com o meio ambiente. Porém, essa pode ser uma estratégia arriscada se a preocupação não for genuína e ficar presa a posts em redes sociais, pois os consumidores estão cada vez mais conscientes e as ações da empresa podem ser facilmente verificáveis na internet. Pensando nisso, que tal ir além do óbvio? Confira algumas  estratégias para diferenciar seu e-commerce e fidelizar seus clientes. 

Mostre que sua empresa é sustentável na prática

Não adianta falar sobre sustentabilidade se, no dia a dia, sua empresa adota práticas que são nocivas ao meio ambiente. Mas calma, além de não ser difícil mudar alguns comportamentos que não são sustentáveis, você certamente vai economizar ao fazer essas mudanças. O Instituto Lixo Zero Brasil lista algumas práticas que as empresas podem aderir para contribuir com o meio ambiente: repensar (acabar com a ideia de que resíduos não podem ser reutilizados), reutilizar (o destino daquela folha de papel utilizada em apenas um lado não precisa ser o lixo), reduzir (gerar a menor quantia possível de lixo) e, por fim, reciclar (aproveite o máximo possível todos os materiais para produzir outros). Pensando nesses 4 R’s, algumas ideias  simples que sua empresa pode adotar são a utilização da fita kraft ao invés da fita plástica comum, embalagens de papelão no lugar do famoso pacote preto dos correios e a utilização de papel reciclado nas notas ao invés do sulfite branquinho e novo. 

Acabe com embalagens que não são biodegradáveis

 Imagine que sua empresa está desenvolvendo uma campanha para a Semana do Meio Ambiente, postando materiais nas redes sociais, produzindo conteúdos para a data, engajando seus clientes. O consumidor reconhece essa preocupação, acha interessante e adquire um produto da sua loja. Ao recebê-lo, a embalagem vem cheia de materiais que não são biodegradáveis e que demoram anos para se decompor. Qual ideia sua empresa vai passar a esse consumidor? Certamente a imagem que ele terá da sua marca não será positiva, então, é hora de buscar outros produtos, como aqueles produzidos com materiais reciclados. Um exemplo disso é a ação tomada pela nossa parceira Relax Cosméticos que, além de ser uma marca que apoia causas sociais, utiliza os biopacks, um material parecido com isopor utilizado para proteger as compras dos clientes à base de milho e solúvel em água, totalmente eco-friendly.

Ofereça mimos sustentáveis

Junto aos produtos vendidos pela sua marca, você pode enviar aos clientes produtos que incentivem o consumo consciente e a redução de lixo no planeta, como canudos reutilizáveis, eco bags e embalagens que possam ser reutilizadas. Já imaginou que legal a caixinha que contém o produto virar uma peça de decoração? Assim, além de ajudar na preservação do meio ambiente, sempre que seu cliente for utilizar o produto, vai lembrar da sua marca! 

Produza conteúdos que incentivem o consumo consciente

Aposte em produzir matérias em blogs, vídeos nas redes sociais e lives que discutam sobre a importância da preocupação ambiental. Convide especialistas no assunto, ONGs que desenvolvem trabalhos voltados à preservação do Meio Ambiente e engaje seus consumidores a participarem ativamente dos eventos e também a adotarem práticas sustentáveis. 

Apoie causas sociais que ajudam o Meio Ambiente

Já pensou se destacar ainda mais nesta data e mostrar para os seus clientes que sua marca realmente se importa com o planeta? Com o Polen, neste mês você pode apoiar causas socioambientais, doando para instituições que ajudam o meio ambiente. As ONGs escolhidas como nossas parceiras para esta campanha são a SOS Amazônia, que desenvolve projetos desde 1980 voltados à preservação da Amazônia, a Pimp my Carroça, instituição que busca garantir direitos e remuneração digna aos catadores de materiais recicláveis e a Instituição Limpa Brasil, que busca fazer a sociedade refletir sobre sustentabilidade e sobre a responsabilidade de cada um. Que tal fazer a mudança acontecer de verdade nesta Semana do Meio Ambiente e engajar seus clientes ao mostrar que a preocupação da sua marca vai muito além das redes sociais? 

 

Conheça a campanha 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *