Como manter clientes engajados depois da Black Friday?

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Há quem diga que o período de Black Friday se tornou o novo Natal do varejo, mas apesar de muitos consumidores se prepararem para a Black Friday, o foco das compras é geralmente itens para o próprio consumo, já no Natal as pessoas estão mais propícias a comprar presentes. Sabemos que desconto é bom e todo mundo ama, mas para fidelizar clientes depois da Black Friday, é preciso entregar valor que vá além do preço. Então, por que seu cliente voltaria em sua loja para as compras de Natal? É sobre isso que vamos falar hoje! Continue lendo 😉

Engajar clientes logo depois da compra

A compra não termina quando o pagamento é aprovado! A partir deste ponto, faça o possível para seu cliente continuar tendo uma experiência positiva com sua loja. Você pode aproveitar os e-mails transacionais sobre o status do pedido, para criar uma conexão emocional com o cliente utilizando o storytelling. Isso pode ser a foto da sua equipe com um agradecimento pela compra, ou mostrar alguma curiosidade sobre os bastidores da loja, contar um pouco sobre o propósito da marca e etc. Anote as ideias e coloque a criatividade em prática! Veja este exemplo:

engajar clientes com email

→ Aprenda passo a passo como engajar e fidelizar clientes com Marketing de Causas neste Natal 

Continue a conversa além da venda

Dias depois de finalizar uma compra, é comum o consumidor começar a receber um monte de e-mails com ofertas “imperdíveis”. Apesar de esta ser uma maneira fácil de mostrar ao cliente outros produtos da sua loja que podem ser interessantes, com o tempo esses e-mails se tornam mais do mesmo, apenas vitrines que não geram conexão com os clientes.

A maioria dos consumidores, compra um produto para resolver um problema. Como assim?
Já pensou que quem compra um sofá pode ter interesse em aprender a decorar melhor a casa? Ou quem compra um celular quer saber a melhor maneira de aproveitar todos os recursos, como tirar fotos melhores por exemplo? Assim como quem compra roupa, pode ter interesse em saber como combinar melhor as peças. 

engajar clientes

Engaje clientes com tutoriais e conteúdo relevante

Depois da compra, aproveite para convidar seus clientes para interagir nas em outros canais, como redes sociais ou Whatsapp. Entregue conteúdo relevante, pensando na fidelização a longo prazo. Preste atenção nos interesses do seu público e entre na conversa!

Ajude na tomada de decisão

Como mencionado anteriormente, na Black Friday geralmente os consumidores focam em produtos para uso próprio, já no Natal compram para outras pessoas. Escolher presentes nem sempre é uma tarefa fácil, por isso mais do que encher a caixa de e-mails do seu cliente com descontos de Natal, você pode criar kits para facilitar a escolha de um presente! Em tempos de isolamento social, também pode pensar em estratégias de entrega que gerem conexão emocional. Já pensou em oferecer uma opção de a pessoa escrever um recado para quem vai receber o presente ou personalizar o pacote com o nome do presenteado? São pequenos detalhes como esses, que encantam as pessoas e fazem com que gostem tanto da sua loja que vão compartilhar suas ações nas redes sociais, deixar um depoimento legal no seu site e até mesmo recomendar para outras pessoas.

CTA Infográfico de Natal

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