Lenny Niemeyer: como a marca utiliza o cashback social para apoiar o Movimento Black Money

Tempo de Leitura: 4 minutos

Lucro e impacto social: duas coisas que podem caminhar facilmente lado a lado e desencadear resultados positivos. Diante disso, muitas empresas já vêm embarcando no empreendedorismo social, ajudando a diminuir a desigualdade, promovendo inclusão e fomentando o seu crescimento econômico.

Segundo um relatório divulgado este ano pela Rede Aspen de Empreendedores de Desenvolvimento (gigante de organizações que buscam impulsionar o empreendedorismo nos países em desenvolvimento), nos dois últimos anos, os investimentos de impacto movimentaram US$ 785 milhões no Brasil.

É importante entender a diferença de um “negócio comum” e uma ideia movida pelo empreendedorismo social. O primeiro visa o lucro e os bons resultados financeiros da empresa. O segundo também mira na geração de lucro, mas busca esse fator alinhando com a transformação social.

Nesse meio, o Polen possibilita a oportunidade para que empresas, principalmente e-commerces, alinhem propósito e empreendedorismo. Isso é feito através do cashback social, que tem como proposta principal permitir que o consumidor opte por doar uma porcentagem da sua compra em um e-commerce para uma instituição social.

A Lenny Niemeyer é uma das marcas que se preocupa em gerar impacto social positivo através das suas vendas. Com cerca de 30 anos no mercado, a marca de roupas e acessórios que nasceu no Rio de Janeiro, já tem lojas espalhadas por todo país, além das multimarcas. A empresa também exporta para a os Estados Unidos e países da Europa.

black money lenny niemeyer

Imagem: Lenny Niemeyer

Segundo Andressa Martilotta, que atua no setor de Marketing e Branding da Lenny Niemeyer, o motivo de optar pelo cashback social foi em colaborar para o apoio às causas sociais de uma maneira que também conscientize outras pessoas. “A parceria com O Polen surgiu da vontade de dedicar um espaço para que os clientes pudessem, de alguma forma, contribuir com iniciativas sociais na hora de consumir” , conta. “Ganhamos a possibilidade de poder contribuir com instituições e projetos que acreditamos, além de conhecer novas ONG’s e trabalhos sociais que existem por todo País”.

Para Andressa, inovação, lucro e impacto social são aspectos que devem caminhar juntos. Ela ainda acrescenta que, além do cashback, a empresa realiza ações sociais pontuais. Em uma união com a Pólen, a Lenny Niemeyer doa parte de seu lucro com as vendas online para a o Movimento Black Money, projeto que tem por objetivo desenvolver o ecossistema afroempreendedor, tendo como principal função estimular o desenvolvimento da mentalidade inovadora de empreendedores e jovens negros para a criação de diferenciais competitivos no mercado.

blackmoney

Campanha de e-mail marketing: Lenny Niemeyer


“Vejo que as empresas alinhando impactos sociais com seus objetivos é uma tendência que tende a se consolidar cada vez mais”. É o que afirma o economista Daniel Polt. O profissional explica esse é um fator que vai ficar mais evidente ainda, principalmente, após a pandemia que, desde o início, vem transformando muitas esferas e resinificando valores.

Polt ainda acrescenta que, hoje em dia, não vê mais o “preconceito” quando se fala em aliar causas sociais aos lucros. “Creio que o empreendedorismo social é uma tendência que vem se consolidando cada vez mais como uma prática e, para que isso continue acontecendo, é necessário que as empresas não estejam motivadas a embarcar em ações, por exemplo, apenas em épocas de festas ou datas especiais”.

Segundo o economista, ações sociais dentro das organizações devem ser uma prática constante e permanente e tem de estar nos objetivos estratégicos da empresa. Esse novo modelo de negócios surgiu como uma ferramenta de transformação e tem se mostrado cada vez mais poderoso.

O mercado está mudando e é importante que as empresas fiquem atentas a estas transformações, não somente em seu discurso, mas também nas práticas estratégicas. Aliar lucro e empreendedorismo social é uma tendência que pode trazer impacto positivo tanto para os negócios, quanto para a sociedade.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *