Solidariedade sem fronteiras: como sua doação pode ajudar quem está longe

Tempo de Leitura: 3 minutos

A dúvida de como ser um agente de mudança e impactar causas que não sejam locais é muito comum, afinal, existem diversas situações emergenciais em lugares distantes, e que precisam de atenção. Para isso, os meios digitais contribuíram para propor novas possibilidades que solucionam esta questão, levando o engajamento além das fronteiras.

Um dos meios encontrados é o Cashback Social, recurso em que o consumidor pode destinar parte do valor da sua compra em um e-commerce para uma instituição que não é da sua cidade. Um exemplo é a ONG SOS Amazônia, localizada no Acre, atuante em projetos de proteção à biodiversidade e a moradores de áreas florestais. A instituição já recebeu mais de 2000 doações através de Cashback, totalizando quase 16 mil reais em doações.

Outra organização parceira do Polen, que atua além das fronteiras, é a Endeleza. Criada em 2012, após uma visita dos fundadores ao Quênia, na África, a ONG tem como objetivo mobilizar pessoas e recursos para ajudar na transformação da vida da população local, que vivem em situação de vulnerabilidade. O nome da instituição significa prosperidade na língua nativa do país.

De acordo com dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade da população vive abaixo da linha da pobreza, sendo 32% atingida pela subnutrição.

Endeleza ONG

Foto: Endeleza

Voluntária na comunicação da ONG, Rafaela Vigo, afirma que:

A conexão digital favorece a troca com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, tornando possível acompanhar o impacto através de fotos, vídeos e cartas. Com doações de 45 reais, é possível manter um mês de alimentação e educação do ensino primário no país.

O apoio que realizamos para causas locais têm o mesmo impacto que para causas não locais. É possível e necessário se conectar com diferentes culturas e necessidades”, afirma Rafaela, que ainda acrescenta que é poderoso saber que uma pessoa pode mudar outra realidade em qualquer lugar do mundo.

ONG Endeleza

Foto: Endeleza


A ONG atua com três projetos em diferentes comunidades do Quênia. O primeiro deles é o Centro de Desenvolvimento Endeleza, na cidade de Kaithe, sendo um espaço próprio que atende crianças aos finais de semana com atividades de reforço escolar.

O segundo projeto é na Escola Sustentável de Mugae, com o objetivo de manter o salário dos professores, cozinheiros e funcionários, promovendo uma educação gratuita a mais de 200 crianças. E o terceiro projeto apadrinha 7 meninas que estão no ensino médio, na cidade de Ruiri.

A parceria com o Polen, segundo Rafaela, é um pequeno passo para mudar a cultura da doação no país, pois abre novas possibilidades de pessoas conhecerem a Endeleza sem ser por métodos tradicionais.

Veja como funciona o Cashback Social:

Se você tem um negócio e gostaria de saber como apoiar causas sociais de um jeito simples e transparente, solicite aqui uma demonstração grátis do Polen.


Conteúdo produzido por: Inclusiva Comunicação.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *