Como escolher influenciadores digitais para sua estratégia de marketing

Tempo de Leitura: 4 minutos

O marketing de influenciadores vem sendo cada vez mais usado por marcas na divulgação de seus produtos e ou serviços, você pode até não saber o que é um influencer digital, mas certamente já foi impactado. Por isso, vale entender como eles podem se encaixar na sua estratégia de Marketing Digital.

Mas, para que isso seja um sucesso, é importante saber escolher as pessoas certas. Isso porque o digital influencer será uma espécie de porta-voz da sua marca e sendo assim, ele deve falar a língua do seu público-alvo.

Conheça o público que você quer atingir com a sua campanha de marketing

A grande sacada do marketing de influência está na “segmentação do público”. Se a sua marca é descontraída, você não pode ter uma comunicação séria e fechada e vice-versa. Assim, é possível impactar as pessoas que já estão interessadas no nicho no qual a sua empresa atua, sendo capaz de abrir caminhos para que leitores e seguidores conheçam e interajam organicamente com a sua empresa. Ou seja, o segredo está em encontrar alguém que faça sentido para sua marca.

escolher influenciadores digitais

É interessante também ter bem definido quem é a sua persona conhecendo mais a fundo quais são os hábitos dela e que tipo de conteúdo digital ela consome. Além disso, outra dica bem importante é garantir que o influenciador digital conheça bem o produto sobre o qual está falando. E lembre-se: ele só é influente por causa dos seus seguidores. Por isso, estender os benefícios do seu produto ao público dele é uma boa forma de agregar valor à sua marca e vender mais.

Grandes influenciadores x micro e nano influenciadores

Se o termo micro/nano influenciador gera dúvida para você. Você não está sozinho. Leia este artigo, caso queira entender melhor o que é um micro e nano influencer. Uma das decisões importantes quando você irá fazer uma campanha com influenciadores é qual a abrangência dos parceiros que você vai escolher.

Pesquisas mostram que micro e nano influenciadores possuem 22 vezes mais chances de impactar na decisão de compra. Além disso, o micro influenciador pode atuar como um agente que divulga como seu produto / serviço deve funcionar, seja usando o produto em um vídeo, seja abordando algum aspecto específico do produto. Essa mesma pesquisa mostra os motivos pelos quais os consumidores acabam sendo impactados pelos micro e nano influenciadores.

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Outro aspectos positivos dos micro e nano influenciadores é que eles tendem a ser mais fiéis às marcas quando comparados com os grandes influenciadores. Isso leva a relações de longo prazo entre influenciadores e marcas, gerando benefícios mútuos no longo prazo.

A que pese vários pontos positivos, ressalta-se que a administração de micro e nano influenciadores tende a ser mais desafiadora. É algo intuitivo. Se você possui um grande influenciador com 1 milhão de seguidores, será mais fácil de administrar do que 100.000 influenciadores com 1000 seguidores. Dessa forma, é interessante contar com uma ferramenta que não só facilite aspectos financeiros e administrativos, mas também mensurações a respeito do resultado real que cada influenciador trouxe para o seu site.

Conclusão

Ao escolher influenciadores digitais você deve avaliar aspectos de aderência à marca. Essa primeira triagem é fundamental e garante a espontaneidade que convence os clientes naturalmente. Quanto à abrangência do seu programa, se você deseja campanhas perenes e uma relação de longo prazo com os seus parceiros digitais, sugere-se que se utilize uma ferramenta de administração dos seus influenciadores. Uma das ferramentas conhecidas e utilizadas por grandes empresas é o flip.net. O flip.net permite a criação de campanhas white label e gera um asset de valor para as empresas no longo prazo, permitindo que elas administrem suas próprias redes de influenciadores.

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